Tour Astronômico Atacama – Space Obs

*Fonte da Imagem:  patagonia southern land expeditions

Por conta de sua localização remota e de sua altitude, a facilidade para se enxergar as estrelas no Deserto do Atacama é impressionante. E para aproveitar, é importante escolher o melhor Tour Astronômico do Atacama.

Quase ninguém fala, mas muitos tours astronômicos oferecidos dentro de San Pedro de Atacama são uma furada…

Tour Astronômico do Atacama

Escolha bem o seu tour astronômico

Antes de viajarmos para o Chile, pesquisamos bastante e conversamos com algumas pessoas que já haviam passado por lá.

Aquelas que haviam contratado tours alternativos de observação das estrelas, haviam saído decepcionadas, pois esperavam algo maior.

O passeio que elas haviam feito consistia em levar os turistas para um local fora da vila de San Pedro, no período da noite, e colocado-as em um telhado com telescópio para observação das estrelas.

Acompanhado de uma breve explicação astronômica, os turistas consumiam um chá ou chocolate quente para aguentar o frio. E depois regressavam para suas respectivas acomodações.

Parece divertido? Sim. Mas existe um tour MUITO melhor.

Tour Astronômico Atacama
Tour Astronômico Atacama (Foto: Space Obs)

Tour Astronômico Space Obs

O dia que vi o céu mais lindo

Mais do que um tour, o tour astronômico do Space Obs é uma aula sobre o universo.

Os guias trabalham como astrônomos profissionais no Observatório Alma, e além da explicação e da vista para estrelas, o tour também inclui telescópios FUDIDOS para a observação de pontos específicos do universo.

Nosso primeiro dia em San Pedro de Atacama, havia sido reservado para a compra de passeios. O primeiro passeio que queríamos reservar era o Tour Astronômico.

Mas ao chegarmos na loja do Space Obs, demos de cara com a plaquinha da decepção! Na mesa do atendente estava escrito “AGOTADO” (ESGOTADO).

Ficamos muito decepcionados, mas não pudemos perder as esperanças. Precisávamos confirmar se a informação estava correta.

Todos os tours daquela semana estavam esgotados mesmo, mas um casal que estava lá (um americano e uma alemã) estavam desistindo do tour que seria naquele mesmo dia, e nos perguntaram se gostaríamos de pegar a vaga deles.

ACEITAMOS, LÓGICO! Demos muita sorte!!!

Pagamos 40.000 pesos chilenos (R$242) cada um pelo Tour Astronômico do Space Obs.

Mas a dica é sair de onde você está com o tour do Space Obs reservado. Pois o passeio é muito requisitado, e muita gente já reserva por e-mail. Conseguimos por muita sorte!

Como o tour acontece no período da noite, quando as temperaturas do Deserto do Atacama caem, nos vestimos com todas as roupas de frio que tínhamos, blusa térmica, calça térmica, camiseta, blusão, jaqueta corta vento, duas meias, bota, luvas.

E mesmo assim nada era suficiente para escapar do frio.

Chegamos no ponto de encontro que era em frente à agência, e por volta da meia noite o microônibus que nos levaria para o local do tour, estava pronto para sair.

Após 20 minutos de viagem, o microônibus apagou todas as suas luzes e faróis para que pudéssemos enxergar ainda melhor as estrelas.

O céu era estrelado demais! Nunca tinha visto algo igual!

Tour Astronômico Space Obs
Tour Astronômico Space Obs (Foto: Space Obs)

Desembarcamos no que parecia ser no meio do nada, e foi então que nosso guia astrônomo abriu a porta e nos deu as boas vindas.

Primeiro o guia/cientista nos dá uma introdução sobre a história dos estudos da humanidade sobre as estrelas.

Nesse ponto você fica lá ouvindo uma explicação super didática (tudo em inglês, ou em espanhol se você optar pelo tour em espanhol) sobre as estrelas. Uma ótima introdução se você tem interesse na área.

Durante esse tempo ficamos observando o céu, e eu que nunca tinha visto nenhuma estrela cadente na vida, nesse dia pude ver mais de 10!

Depois o guia do SpaceObs explica e tenta desenhar usando um laser (e muita imaginação) os desenhos das constelações.

Passada uma hora de explicação, nos levaram até todos os telescópios fodas apontados para estrelas, galáxias, planetas que eles tem por lá.

E daí, você passa de 30 minutos a 1 hora olhando todos os telescópios, e vendo as maravilhas para as quais eles estão apontados.

Poder ver tantas coisas foi extremamente emocionante, e o que mais nos impressionou foi um telescópio apontado para a Constelação de Andrômeda.

A visão do universo era impressionante. Só é possível sentir estando lá…

Tour Astronômico
Tour Astronômico (Foto: Space Obs)

Depois disso, eles te levam para uma salinha, te oferecem chá e chocolate quente, tiram dúvidas, e depois te levam de volta para a vila.

Como não tínhamos habilidade na época, para tirar fotos noturnas, acabamos não levando câmera.

Mas olha, essa experiência vale a pena, foi uma das melhores de toda a minha vida. Não perca a chance de fazer um Tour Astronômico do Atacama 😉

Quer saber mais sobre o que fizemos no Deserto do Atacama? Veja nosso roteiro.

Autor do Post
Mari Sanefuji
Joseense de 24 anos, que há 6 anos decidiu se mudar para São Paulo para trabalhar no ramo da Publicidade como Gestora de Mídias Sociais. Posso me descrever como uma mente inquieta sempre em reflexão sobre o mundo, e sobre a mim mesma.

Quer deixar um comentário?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *