O que fazer em Pequim – Wangfujing

Resumo

O que é, História, O que fazer e Como chegar.

————————————————————————————————————————————————————–

Fiz uma viagem de 15 dias em Pequim, capital da China no ano de 2011. E por ter sido uma viagem inesquecível, achei que não poderia deixar de falar sobre ela por aqui 🙂

Aqui, você pode ter acesso aos demais posts sobre o que fazer em Pequim.

Todos os posts falam sobre lugares pelos quais passei e conheci. E as informações sobre cada um deles, foram validadas na internet. Então, não tem informação passada!

Neste post específico, falarei sobre o Wangfujing.

O que é o Wangfujing

Wangfujing é a rua de compras mais famosa de Beijing, e de toda a China!

Wangfujing
Wangfujing

É uma rua reservada para pedestres, cheia de shoppings e lojas, e onde se está demarcado o centro da cidade de Beijing.

Atualmente, e principalmente no verão, fica lotada de chineses de classe média e estrangeiros, que andam de um lado para o outro.

Localizada no distrito de Dongcheng, tem entrada ao sul da Praça Oriental, e término ao norte do Beijing Hotel, ou na saída norte da Estação de Metrô Wangfujing

História de Wangfujing

Ao chegar em Wangfujing, você perceberá toda a modernidade que a China conseguiu levar ao seu país nos últimos anos. Parece que tudo ali foi construído há pouco tempo, e que a rua é nova.

Wangfujing
Wangfujing

Mas saiba que as atividades comerciais em Beijing começaram a ocorrer em Wangfujing, desde a Dinastia Ming. A Dinastia Ming governou a China de 1368 a 1644, depois da Dinastia Mongol.

Ou seja, Wangfujing, embora modernizada, é cheia de história! E muito antiga…

Depois da Dinastia Ming, a China foi precedida pela Dinastia Qing, a última dinastia imperial da China. Que ocorreu entre os anos de 1644 e 1912.

Durante a Dinastia Qing, várias residências para príncipes da dinastia foram construídas em Wangfujing, dando o nome atual ao local.

Wang Fu significa residência real, e Jing significa poço. O que significa que ali, na época, existiam 8 residências reais, da dinastia Qing, e um poço com água doce.

Wangfujing
Perto de Wangfujing

Hoje, Wangfujing é cheia de restaurantes, shoppings gigantescos, cafés ao ar livre, e lojas internacionais e nacionais (muitas marcas chinesas estão expostas ali), e vários prédios com construções modernas.

Mas na parte dos Hutongs, estreitas ruas e becos que formam residências tradicionais chinesas de Beijing, você ainda pode encontrar um pouco da história chinesa.

Feirinha de Wangfujing
Feirinha de Wangfujing

Como vendinhas de produtos tradicionais e souvernirs, lojas antigas, e até uma feira de comidas deliciosas, como escorpiões, gafanhotos, e etc, haha!

Feirinha em Wangfujing
Feirinha em Wangfujing

 

Wangfujing
Souvenirs interessantes de 2011 haha

 

Wangfujing
Souvenirs interessantes de 2011 haha

Antes da década de 90, a rua era aberta para o tráfego de veículos. Mas modificações feitas no início dos anos 2000, tornaram a rua de Wangfujing exclusiva para pedestres. Hoje você pode andar de lá para cá, com tranquilidade 🙂

Wangfujing
Wangfujing

O que fazer em Wangfujing

Acho que a parte mais exótica de Wangfujing é a Snack Street!

– Snack Street: Toda vez que ouvimos falar da culinária chinesa, nós pensamos naqueles insetos fritos que todo programa de curiosidades fala, não é?

Snack Street de Wangfujing
Snack Street de Wangfujing

Pois é, na Snack Street de Wangfujing você poderá ver, e experimentar, diversas bizarrices, como gafanhotos, escorpiões, bichos da seda, centopéias, cobras, cavalos marinhos, estrelas do mar, pênis de cordeiro, intestino de cordeiro, e muito mais.

Bicho da Seda na Snack Street de Wangfujing
Bicho da Seda na Snack Street de Wangfujing

 

Filhotes de patinhos na Snack Street de Wangfujing
Filhotes de patinhos na Snack Street de Wangfujing

É sério, rs. Se sua boca salivou (?) pensando em alguma destas especiarias, corra a Wangfujing para experimentar!

Estrelas do mar na Snack Street de Wangfujing
Estrelas do mar na Snack Street de Wangfujing

 

Gafanhotos na Snack Street de Wangfujing
Gafanhotos na Snack Street de Wangfujing

Embora seja comum comer esse tipo de coisa em alguns lugares da China, acredito que mais no interior do país. Vi poucas pessoas comprando e comendo ali em Wangfujing. E a maioria das pessoas que vi comendo, eram estrangeiras.

Cavalos-marinhos na Snack Street de Wangfujing
Cavalos-marinhos na Snack Street de Wangfujing
Centopéias na Snack Street de Wangfujing
Centopéias na Snack Street de Wangfujing

A Snack Street fica localizada nos hutongs, no oeste da rua principal.

– Ruifuxiang Silk & Cotton Shop: uma honrada e antiga loja de seda, e uma das mais populares para compras, dos estrangeiros. Lá você pode comprar seda na melhor qualidade, tanto em vestuários chineses, como pode pedir para fazer a roupa que você quiser, também.

Ruifuxiang Silk
Ruifuxiang Silk. Foto de: english.visitbeijing.com.cn

– Gongmei Mansion: é o maior shopping de artesanatos de Beijing, como jóias, seda, e muitos outros produtos. O shopping é gigantesco mesmo, mas caso queira fazer compras, não recomendo comprar por lá. No post sobre shoppings, tenho dicas melhores 😉

Gongmei Mansion
Gongmei Mansion. Foto de: english.visitbeijing.com.cn

– Wuyutai Tea Shop: loja de chá com uma história de mais de 120 anos! Funcionando desde 1887, é a mais famosa casa de chá de jasmim de Beijing.

Wuyutai Tea Shop
Wuyutai Tea Shop. Foto de: chinadaily.com.cn

– Yongán tang Herb Store: loja herbal construída na Dinastia Ming (1368 – 1644), com uma história de mais de 580 anos. Lá você encontra vários medicamentos raros da medicina chinesa.

– Quanjude Roast Duck: o mais famoso restaurante de pato assado da China. Pato assado é um prato típico de Beijing, e muitos estrangeiros quando vão para lá, costumam experimentar esse exótico prato.

Quanjude Roast Duck
Quanjude Roast Duck. Foto de: panoramio.com

 

Quanjude Roast Duck
Quanjude Roast Duck. Foto de: china-mike.com

– Wangfujing Night Market: também conhecido pelo nome Donghuamen Night Market, fica ao norte da entrada de Wangfujing. Se inicia às 18h, e oferece variedades de comidinhas típicas.

Wangfujing Night Market
Wangfujing Night Market. Foto de: mygola.com

Como chegar em Wangfujing

Para chegar em Wangfujing, você pode pegar a linha 1 do metrô e descer na Estação Wangfujing. A saída A te leva a rua comercial.

Pode pegar os ônibus: 10,  41, 59, 99, 120, 127, 203 ou 205 e descer na Estação Wangfujing. Ou pegar os ônibus: 103, 104, 127, 201, 211, 420, Especial 11 ou Expresso 2, e descer na Estação Wangfujing Lukobei.

Wangfujing
Casal de velhinhos andando de pijama perto de Wangfujing

 

Autor do Post
Mari Sanefuji
Joseense de 24 anos, que há 6 anos decidiu se mudar para São Paulo para trabalhar no ramo da Publicidade como Gestora de Mídias Sociais. Posso me descrever como uma mente inquieta sempre em reflexão sobre o mundo, e sobre a mim mesma.

Quer deixar um comentário?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top