Altitude de Quito, a segunda capital mais alta do mundo

A altitude de Quito não é brincadeira. Considerada a segunda capital mais alta do mundo (ficando atrás de La Paz, na Bolívia), Quito não apresenta grandes dificuldades para os viajantes, mas requer um pouco mais de cuidado.

Altitude de Quito

Capital na Cordilheira dos Andes

Situada na Cordilheira dos Andes, nas montanhas do vulcão Pichincha, a capital equatoriana está a 2.850 m de altitude. La Paz está a 3.640 m, e Bogotá (a terceira capital mais alta do mundo) a 2.640 m.

Dentro da mesma cidade, pegando um teleférico e fazendo um trekking para o vulcão Pichincha, você pode chegar até 4.700 m de altitude!

Quando fomos a La Paz, o primeiro dia na cidade foi realmente bastante difícil, no segundo já estávamos mais adaptados. Já em Quito, a altitude não foi um grande problema.

Apenas depois de fazer muito esforço, como subir escadas, andar muito, ou correr, pode ser que você sinta alguma coisa. De qualquer forma, é importante tomar alguns cuidados.

altitude de quito
altitude de quito

Mal de Altitude

Alguns cuidados importantes

Lugares altos como Quito podem causar mal de altitude em algumas pessoas. Não existe padrão para quem o sente, por isso não tem como saber se você vai estar melhor preparado ou não. Mas alguns cuidados podem ser tomados.

Os principais sintomas de mal de altitude são:

  • Dor de cabeça
  • Cansaço, fadiga
  • Respiração difícil
  • Tontura

E você pode evitá-los com:

  • Comece sua viagem devagar, sem pressa. Evite chegar na cidade e já sair passeando.
  • Beba bastante água
  • Alimente-se bem e com alimentos leves
  • Masque folhas de coca (infelizmente no Equador são proibidas)
  • Evite bebidas alcoólicas

Em Quito, depois de um dia de Quito Street Tour, e sem comer muito bem, cheguei no hostel com dor de cabeça e tontura. Para passar, descansei um pouco e depois fiz uma bela janta. Melhorou, e depois não senti mais nada 🙂

Quer mais algumas dicas sobre Quito? Veja todas as informações interessantes que separamos aqui.

 

 

Autor do Post
Mari Sanefuji
Joseense de 24 anos, que há 6 anos decidiu se mudar para São Paulo para trabalhar no ramo da Publicidade como Gestora de Mídias Sociais. Posso me descrever como uma mente inquieta sempre em reflexão sobre o mundo, e sobre a mim mesma.

Quer deixar um comentário?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *