Resumo
O que é, História, O que fazer e Como chegar.
——————————————————————————————————————————————————————
Fiz uma viagem de 15 dias em Pequim, capital da China no ano de 2011. E por ter sido uma viagem inesquecível, achei que não poderia deixar de falar sobre ela por aqui 🙂
Aqui, você pode ter acesso aos demais posts sobre o que fazer em Pequim.
Todos os posts falam sobre lugares pelos quais passei e conheci. E as informações sobre cada um deles, foram validadas na internet. Então, não tem informação passada!
Neste post específico, falarei sobre o Qianmen.
O que é Qianmen
Qianmen é uma pequena e famosa rua fechada para pedestres, situada ao sul da praça Tiananmen. No centro de Beijing.
Se estende do portão Zhengyangmen ao norte, até o Parque Tiantan ao sul. São 840 metros de comprimento, e 21 metros de largura.

É famosa por sua arquitetura, pois tem prédios semelhantes aos prédios da Dinastia Qing (1644 – 1911). E ao seu redor, tem hutongs comerciais e residenciais (habitações humildes típicas de Beijing), fornecendo aos turistas um pouco da cultura real e tradicional chinesa.
Por ficar ao sul da praça Tiananmen, é um ótimo lugar para se conhecer no mesmo dia de visita à praça Tiananmen e à Cidade Proibida.
Da parte onde se estende a Qianmen, podemos passear por um lugar lindo e todo bem cuidado, e que à noite se enche de luzes. É maravilhoso poder passear por lá à noite.

Mas se entrar pelos hutongs que ficam em suas extremidades, verá uma paisagem completamente diferente. E um pouco da realidade chinesa.
História de Qianmen
A rua Qianmen tem mais de 570 anos de história, e durante as dinastias Ming e Qing, ainda era conhecia como rua Zhengyangmen. Seu nome atual só veio a partir do ano de 1965.
Zhengyangmen é o nome do portão principal de entrada à Cidade Proibida na época da Dinastia Ming, que fica ao norte da rua Qianmen. À partir dele, foram construídos diversos paredões que fechavam a Cidade Proibida, e proibiam a entrada de cidadãos comuns.

Hoje, muitos dos paredões foram derrubados, e a Cidade Proibida diminui de tamanho (mas bem pouquinho também, por que ela continua enorme). Mas o portão Zhengyangmen continua lá, e lindo! Ótimo para algumas fotos 😉
Na rua Qianmen, existiam muitos comércios de carne, roupas e jóias. E nos hutongs ao lado, vendiam-se muitos artesanatos, além de existirem armazéns e teatros.
A rua ficou muito tempo fechada, e só foi reaberta em 2008, antes das Olimpíadas de Beijing. Hoje, é considerada um dos lugares símbolo da autêntica cultura local.

O que fazer em Qianmen
Falando tanto assim de tradição cultural chinesa, mal dá para imaginar que lá tem McDonald’s, Starbucks, Haagen Dazs, H&M, Zara, Sephora…
É, pois é. Por ser uma rua bastante turística, a Qianmen concentra muitas lojas internacionais. Inclusive, foi lá que eu matei minha fome, rs. Eu não costumo comer no McDonald’s quando viajo, mas na China é difícil! haha.

Mas se quiser partir para o lado mais tradicional da coisa, dê umas voltas pelos hutongs. Lá você encontrará restaurantes orientais, e lojas locais. Se deparará com um pouco de sujeira, cheiros ruins, e algumas cenas diferentes que fazem parte do cotidiano da China.


Mas nada que incomode tanto aos olhos de quem está morrendo de vontade de conhecer de verdade, esse lindo e imenso país.

E se quiser dar umas voltinhas de bondinho, você pode também! Existe um bondinho, o Dangdang Che, que anda de Qianmen até Xizhimen, e funciona como um carro para tour. Não precisa pagar nada para andar nele.

Como chegar em Qianmen
Para chegar em Qianmen, você pode pegar a linha 2 do metrô para a Estação Qianmen.
COMENTÁRIOS
1 comentárioO que fazer em Pequim – Praça da Paz Celestial
set 1, 2016[…] da Paz Celestial era o mais famoso portão de entrada da Cidade Proibida, e tinha ligação com o Qianmen. Hoje, se atravessamos a avenida Chang’an, encontramos a Praça da Paz […]