Como chegar na Praia do Bonete em Ilhabela

Sem destino para o Carnaval de , de repente eu e Doug nos vimos a partir de um tópico no grupo do Mochileiros do Facebook planejando uma viagem a Praia do Bonete.

Considerada pelo The Guardian uma das 10 praias mais bonitas do Brasil, decidimos conhecê-la com o meu amigo Victor, que levaria alguns outros amigos para a viagem também.

Saímos de São Paulo de ônibus para São Sebastião pela companhia Litorânea. A viagem levou mais ou menos umas 6h devido a um acidente que ocorreu no caminho, mas normalmente levaria 3h.

Chegando em São Sebastião pedimos para o motorista do ônibus nos deixar em uma parada próxima a balsa de São Sebastião que leva a Ilhabela (detalhe importante: não descemos na rodoviária).

De lá partimos para um bar famoso por ser referência de embarque e desembarque de pequenos barcos. Local marcado para nos encontrar com Gilsinho, quem nos levaria de barco para a Praia do Bonete.

Como chegar na Praia do Bonete
Como chegar na Praia do Bonete

Para quem não sabe, para chegar em Bonete você tem 2 opções:

  • Chegar em São Sebastião, pegar a balsa para Ilhabela, seguir pela SP-131 até a Ponta da Sepituba (pegue ônibus com destino a Borrifos) e fazer 15km de trilha em meio a Mata Atlântica, levando de 3 a 5 horas de caminhada passando por três belíssimas cachoeiras.
  • Pegar em São Sebastião um barco com os caiçaras da região, que te levarão em 40 minutos para a praia.

Escolhemos pela segunda opção, onde cada um pagou R$35 de ida, e reservou pelo mesmo preço a volta. O que nos arrependemos de fazer posteriormente, pois Gilsinho não voltou para nos pegar no último dia.

O contato com Gilsinho foi feito por telefone (Victor já tinha ido a Bonete e tinha o número de telefone dele), e o trajeto foi reservado anteriormente. Mas você pode pegar um barco na hora também (se tiver alguém com barco lá).

Nossa escolha por pegar um barco foi pela praticidade, e pela falta de preparo físico do grupo, rs.

Mas para quem é melhor preparado, e quer curtir as cachoeiras, a trilha não é considerada de nível difícil. Tem boas subidas e é uma trilha acidentada, mas é bastante demarcada.

trilha para Bonete foi feita sem querer a partir da ideia de construir uma estrada para carros em 1980 às pressas.

Erosões que destruíram barreiras, e a mata que invadiu a estrada criaram uma trilha larga, bem demarcada e sinalizada. Fazendo com que a própria natureza encerrasse a má sucedida obra.

A viagem de barco foi tranquila, e com bastantes paisagens bonitas. Ao longo da costa pudemos ver casarões (de pessoas sortudas e privilegiadas) em meio a natureza. E pontos da ilha que pareciam inabitados.

Embora o mar fosse aberto, como havíamos pegado o barco mais ou menos no horário do almoço e com o tempo bom, o trajeto foi bem tranquilo.

Logo que chegamos começamos a ver nossas pernas e braços sangrando com as picadas de borrachudos que vieram nos recepcionar, rs. E dá-lhe repelente!

Praia do Bonete
Praia do Bonete

Quer saber mais sobre a Praia do Bonete? Nós passamos 4 dias na praia, e escrevemos o relato completo de nossa viagem aqui 🙂

Autor do Post
Mari Sanefuji
Joseense de 24 anos, que há 6 anos decidiu se mudar para São Paulo para trabalhar no ramo da Publicidade como Gestora de Mídias Sociais. Posso me descrever como uma mente inquieta sempre em reflexão sobre o mundo, e sobre a mim mesma.

Deixe uma resposta

Top